segunda-feira, 21 de julho de 2014

Resenha: Esposa 22 - Melanie Gideon


Caro amigo,
Hoje preparei uma resenha do livro "Esposa 22", de Melanie Gideon. O livro faz parte do desafio de férias. Espero que gostem!

Sinopse: Alice e William Buckle se casaram apaixonados. Mas, dois filhos e quase vinte anos depois, Alice está entediada. Por isso, quando recebe um convite por e-mail para participar de uma pesquisa on-line sobre casamentos, ela aceita num impulso. Respondendo às perguntas enviadas por um pesquisador anônimo e carismático (Pesquisador 101), Alice (Esposa 22) tem a oportunidade de reexaminar a história do próprio relacionamento.

Dados sobre o livro:
Páginas: 397
Editora: Intrínseca 
Lançamento: 2012
Skoob: Esposa 22 


    Então, eu comprei esse livro numa promoção e, com o desafio de férias, o escolhi para ler.Foi difícil me interessar pela leitura no começo por parecer um livro mais destinado à mulheres (preconceito? não, sério) e a capa não chamou muito a atenção.
    Alice é uma mulher de mais de 40 anos, insatisfeita com o casamento. Ela sabe que o marido, William, é um bom homem, mas sente que os dois estão muito distantes. Diante disso, ela aceita participar secretamente de uma pesquisa online sobre casamentos. Nessa pesquisa, ela recebe o nome de "Esposa 22" (daí o nome do livro, avá!) e o que tem que fazer é responder uma série de perguntas enviadas por um pesquisador, também no anonimato (apresentado como Pesquisador 101). E o livro se baseia nisso, a pesquisa e o dia a dia de Alice.
    Tive dificuldades em prender na leitura, pois há diálogos muito grandes e, às vezes, confusos. Logo de cara, fiquei meio desinteressado me sentindo um pouco intruso nessa vida de mulher/mãe/esposa de Alice e pensei em desistir. Até que chegou a parte do meio pro final e ficou mais interessante.
     A escrita da Melanie é bastante simples, atrativa e divertida. Já interessado, é impossível não rir em diversas situações. Algumas respostas da pesquisa, alguns acontecimentos da vida da Esposa 22 tornaram o livro bastante divertido. A relação formal entre a Esposa 22 e o Pesquisador 101 também começou a se tornar interessante. 
    "Esposa 22" é um livro atual e mostra um lado muito legal que é a preocupação com a exposição virtual e até onde ela pode chegar. Fala sobre como nos expomos em redes sociais como o Facebook. (me identifiquei)
Apesar de toda a dificuldade de leitura, eu adorei o livro e a mensagem que ele passa. É um livro sobre família, amor e dificuldades que este traz. E qualquer pessoa que o ler consegue tirar algo positivo dele. Obviamente, eu só pude me identificar com a relação entre mãe e filho. Assim que terminei a leitura já falei pra minha mãe que ela deveria ler, recomendei para algumas amigas e já tenho uma "lista" de 3 empréstimos pra ele. Inclusive, não vou colocar a frase que eu mais gostei porque meu livro já está emprestado.
Enfim, Alice é uma piada. Ela acredita que seu filho seja gay, fica triste quando pesquisa seu próprio nome na internet e não acha muitos resultados, fica tentando ouvir sua filha no banheiro pra saber se ela está vomitando, etc. Ela tem uma personalidade cativante, assim como alguns outros personagens. E não há nada de "impossível" ou clichê no livro, ou seja, é uma história que é possível ser vista em nosso cotidiano, em nossa família, casa, etc. 

Final de tudo:  Eu adorei. Me surpreendeu. O final tem uma revelação que me fez gritar de euforia. Continuo recomendando todo mundo a ler (só uma pessoa que não, porque eu tive que contar tudo, num momento de extrema euforia). Eu ri muito, me diverti e atormentei muito a pessoa durante toda a minha leitura. 

Nota: 
Então, não posso falar que amei o livro e a leitura. Foi difícil ler a primeira metade, foi difícil me interessar, apesar de eu estar lendo em um momento muito especial da minha vida. Dou 3.5, levando em conta que há mais pontos positivos do que negativos!
 É isso!  Boa semana !! 

Att,
Markus A.



2 comentários:

  1. Bem interessante a temática do livro, não conhecia. Realmente tem casos em que a exposição na internet é demais!
    Obrigado pela dica.

    Abraço,
    Diego de França

    Aguardo sua visita ;-)
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Leitor Sagaz ! Boa Leitura :)
    Abraço!

    ResponderExcluir